Ao digitalizar as suas próprias fotos ou cassetes de vídeo, pode parecer prático à primeira vista, mas é fundamental fazer a seguinte pergunta: Tenho tempo (e paciência) para passar horas a tentar fazer este trabalho por conta própria?
Por exemplo, digitalizar uma cassete VHS ou Hi8 de uma hora requer, em média, duas horas de trabalho, incluindo preparação, digitalização e pós-processamento.
Da mesma forma, digitalizar apenas um slide ou negativo de fotografia com um scanner convencional levará, em média, 5 minutos de trabalho. Se tiver 1000 fotos, isso equivale a dois meses de trabalho, 7 dias por semana, com duas horas por dia...
Isso sem mencionar as bobinas de filmes, que exigem ainda mais trabalho e equipamento específico.
Os profissionais têm experiência em projetos desse tipo e podem realizá-los muito mais rapidamente do que um amador que não possui esse conhecimento.
Eles sabem exatamente o que fazer para garantir que tudo, desde o Super8 até o VHS, passando pelos slides e fotos em papel - todos os quais requerem atenção especial durante a transição de um formato para outro - seja corretamente transferido e possa ser armazenado com segurança online ou em dispositivos de armazenamento físicos, como discos rígidos ou pen drives.
Por fim, os profissionais também podem oferecer serviços adicionais, como a restauração de defeitos ou a melhoria da definição dos suportes.