A Nossa História
Para nos conhecer melhor...
A digitalização de memórias... Uma verdadeira aventura!
Tudo começou com uma necessidade pessoal para se tornar numa vontade de transformar um mercado para ele ficar mais acessível, por se tratar de uma coisa essencial para todos.
Não podemos avançar na vida sem olhar para trás de vez em quando. Esses momentos de nostalgia, de lembrança, são importantes, pois são eles que nos moldam e fazem de cada pessoa o que ela é no presente.
É com esse estado de espírito que, desde 2004, nunca parei de procurar, encontrar e inventar soluções para não esquecer de onde viemos...
Resumir 15 anos de história em algumas linhas é difícil, mas algumas datas foram marcantes e você as encontrará abaixo para entender melhor quem somos ;)
Ricardo Leite
Fundador da Digitalize
De 2004 a 2007
Gênese do projeto: Trabalhando na compra e venda de produtos de áudio e vídeo usados em Fréjus na França, observei que havia poucas soluções de digitalização de filmes e as que estavam disponíveis eram ou muito caras ou de má qualidade.
Naquela época, a escolha era entre mandar fazer a digitalização num laboratório, que cobraria pelo menos 5 euros por minuto, ou tentar fazer isso sozinho com um dispositivo de digitalização arcaico usado, como o Vivitar ou Hama, que existia nos anos 90 e custavam cerca de 100 euros no eBay.
2007
Após longos meses de reflexão sobre uma solução para esse problema, passei à prática e criei muitos protótipos, alguns usando uma câmera no lugar da lâmpada, outros um sensor CCD externo. Finalmente, encontrei a solução ideal, que consistia em uma câmera posicionada no lugar da lente do projetor.
Essa fase de desenvolvimento resultou em mais de 30 protótipos, mandei vir mais de 60 câmeras de todo o mundo e testei quase 20 sistemas de iluminação diferentes. O torneiro se tornou um amigo próximo, e tive que vender o Toyota Yaris da minha esposa, que ainda me culpa por isso até hoje :)
2008
Nascimento da Empresa Easy Transfert. Criação de um site na internet para distribuir o ETP.
2009
Após um ano de associação e muitos desacordos sobre a visão da empresa, ocorreu a separação com o meu sócio. Decidi vender as minhas quotas.
2010
Conheça o ditado sobre Viana, Quem gosta vem, Quem ama fica... foi isso mesmo!
Mudei-me para Portugal com esposa e filhos numa altura em que ainda não era na moda mas com vontade de viver uma nova vida.
Descobri um país tecnologicamente ao mesmo nível da França, mas mais accessível.
Mudei-me para Portugal com esposa e filhos numa altura em que ainda não era na moda mas com vontade de viver uma nova vida.
Descobri um país tecnologicamente ao mesmo nível da França, mas mais accessível.
2012
Criação da Transfer Lab, que hoje é conhecida como Meemoria em França e Digitalize em Portugal.
Desta vez, o objetivo estava claro: serem os melhores no materila de digitalização e na prestação de serviço.
Desenvolvemos novas soluções de hardware para a digitalização de filmes e slides, utilizando as mais recentes tecnologias disponíveis, mantendo-as acessíveis.
2015
Novas instalações em Viana do Castelo, criando o laboratório dos meus sonhos em mais de 300m².
Mais de 60 estações de trabalho para digitalização de todos os formatos.
Uma oficina técnica para fabricação e manutenção de equipamentos.
Um laboratório R&D.
Escritórios comerciais e administrativos.
Um espaço logístico eficiente.
Tudo o que é necessário para trabalhar em ótimas condições, porque para oferecer um bom trabalho, é preciso as ferramentas certas ;)2017
Criação da nossa plataforma logística Francesa em Fréjus.
2020
Um ano especial, não apenas para nós...
Mas muitos aspectos positivos surgiram disso, muitas reflexões sobre o que ainda poderíamos melhorar e muitas ideias que implementamos nos anos a seguir.
Novos serviços surgiram, originalmente reservados ao mundo profissional, mas que conseguimos adaptar para o público em geral.